News

Recap da EVO 2016 por Wilson 'Twinblade' Ferreira

Tue 9th Aug 2016 - 8:30pm : Gaming

A EVO (Evolution Championship Series) é maior torneio de fighting games no mundo. Torneio esse onde são criadas as histórias e os momentos mais hype, onde as expectativas são mais altas, onde estão os melhores jogadores mundiais e onde os prémios são os maiores. É o torneio que qualquer jogador e adepto de fighting games participa ou assiste religiosamente. E este ano contou finalmente com a participação portuguesa! 

Eu(uP | TwinBlade) e outros dois membros (Alvin e Obake) do PTFighters, a comunidade portuguesa de jogos de luta (www.ptfighters.com), partimos para Las Vegas e passámos de espectadores a participantes pela primeira vez. 

Las Vegas, foi mais uma vez a cidade anfitriã da EVO.

 

Tal como em anos anteriores, esta EVO teve diversos jogos de luta em torneio. Super Smash Brothers 4/Melee, Pokkén Tournament, Mortal Kombat XL, Killer Instinct, Guilty Gear Xrd Revelator, Ultimate Marvel vs Capcom 3, foram alguns dos jogos com mais aderência, mas nenhum se comparou aos mais de 5000 inscritos em Street Fighter V, um record de participantes num torneio da EVO.

Depois de uma semana a explorar Las Vegas e de algum treino nas horas que passámos no nosso apartamento, estávamos prontos para três dias intensos de EVO. Chegados ao recinto do Las Vegas Convention Center, pudemos observar milhares de pessoas já presentes. O recinto viria a encher ainda mais ao longo do dia. Entre a multidão (e durante todo o fim de semana) vimos várias caras conhecidas que habitualmente só vemos em stream, tais como Tokido, Momochi, Fuudo, Infiltration, Justin Wong, LI Joe, Alex Valle e, claro, Daigo Umehara. 

Milhares de fighters de todo o mundo estiveram na Evolution Championship Series.

 

Os primeiros dois dias destinaram-se a resolver todos os jogos até apurar os oito finalistas de cada um. Já sabíamos o quão difícil iria ser sair das nossas pools, dada a dimensão do torneio de SFV e de todos os "tubarões" mundiais à procura de um lugar top 8. No entanto, acabei por fazer uma boa prestação durante a minha pool e apurei-me em winners bracket, após derrotar um jogador americano de Necalli na final.

No dia seguinte, tive a minha segunda de ronda de pools. Foi aqui que a competição ficou ainda mais acesa. No primeiro combate joguei contra uma Cammy que cometeu vários erros no match-up contra Nash (a minha personagem), dos quais eu tirei partido. Venci esse combate e avancei na bracket.

Wilson 'Twinblade' Ferreira, a representar a Associação Grow uP Gaming na EVO 2016.

 

O combate seguinte seria contra um jogador mexicano, também ele de Nash. Levámos o set até última ronda sempre muito equilibrados, mas acabei por ser apanhado por um wake-up V-Trigger que lhe deu a vitória.

Já em losers bracket, joguei contra o Souji, um jogador japonês de Dhalsim. Infelizmente, não é um match-up muito comum cá em Portugal e acabei por perder, não só devido a ele ter jogado muito melhor, mas também devido à inexperiência contra a personagem. O meu resultado final foi um bastante positivo 193º lugar em mais de 5000 jogadores, que confesso que não estava à espera de obter numa primeira participação na EVO.

Wilsion 'Twinblade' Ferreira conquistou um impressionante 193º lugar.
*Clica na imagem para ver todo o rank de SFV.

 

O main event seria o top 8 de Street Fighter V, o qual também teve direito a transmissão na ESPN, um ponto extremamente positivo para o futuro dos eSports.O resto desse dia foi passado a acompanhar os combates dos top players, os quais estão num nível completamente diferente. Ao final do dia estavam apurados todos os oito finalistas para cada jogo da final de Domingo, a realizar-se no Mandalay Bay Events Center, um dos maiores Hotel/Casino de Las Vegas. Ao longo de todo o dia vimos as finais de vários jogos. O ambiente deste evento ao vivo é simplesmente fenomenal.

No top 8 de Street Fighter V apenas restava um jogador americano, LI Joe. Foi incrível ver o público americano a torcer por LI Joe, assim como ver a reunião com o seu pai após a vitória sobre o jogador japonês, Eita. O público esteve ao rubro sempre que LI Joe subia ao palco, sem dúvida o momento e o jogador mais hype de toda a EVO. Após a sua derrota (que o deixou no 5º lugar), LI Joe dirigiu-se ao público com algumas palavras emocionadas, o que lhe valeu uma arrepiante ovação de toda a arena. 

Twinblade, Obake e Alvim, 3 membros da comunidade PTFighter a representar as cores Portuguesas na EVO 2016.

 

O troféu da EVO acabou por ir para Infiltration que derrotou Fuudo (ambos campeões de edições passadas), vindo da losers bracket, num confronto entre Nash e R.Mika, respectivamente. Podem ficar aqui com video da Final de Street Fighter V.

Final de SFV da EVO 2016 - RZR Infiltration vs RZR Fuudo

 

É impossível descrever tudo o que vimos e todos os momentos vividos nesta viagem, mas posso dizer que valeu totalmente a pena. Se são fãs de fighting games, a EVO é o torneio onde precisam de ir pelo menos uma vez na vida!

Para vídeos e fotos passem pelo Facebook do PTFighters. Esta é também uma boa altura para conhecerem a comunidade portuguesa de jogos de luta e aparecerem nos torneios regulares que fazemos no Porto e em Lisboa. Além disso, o nosso major tournament Lockdown é já em Setembro e faz parte da Capcom Pro Tour! Não percam!

Lockdown 2016 é um evento PTFighters e vai ter lugar nos dias 10 e 11 de Setembro no hotel VIP Executive em Santa Iria da Azóia.
Encontrem todas as informações no seguinte Website.

 


A associação Grow uP Gaming agradece o tempo disponibilizado pelo Wilson 'Twinblade' Ferreira neste recap, no qual a idea era perceber melhor o que é a Evolution Championship Series. Aproveitamos também para convidar todos os fighters a acompanharem a página PTFighters. Vêmo-nos no Lockdown2016. 

MGZ

MGZ

Carlos Teixeira

Your Comments

Please register or login to post comments